É utilizado para tratamento de maloclusões de classeII . Podendo ser confeccionado com expansor bilateral ou com a mola coffin.Este aparelho possui alguns aparatos semelhantes ao Modelador Elástico de Bimler,com arcos e molas de ativação. Utiliza-se o Ativador de Klammt também em casos de classe III moderada, onde o arco superior contém escudos na região anterior.
São aparelhos que funcionam como uma "grande mola", composto de arcos dorsais, vestibulares e coffin onde estes aparatos estimulam e induzem os arcos dentários ficarem nas posições desejadas, para que a reeducação aconteça. Podem ser:
- Tipo A: Classe II, divisão 1
- Tipo B: Classe II, divisão 2
- Tipo C: Classe III
É um aparelho ortopédico funcional, desenvolvido por Wilehen Balters. Tem como objetivo principal manter uma relação correta entre a mandíbula e maxila, redirecionando a altura da mordida, estimulando e propiciando um selamento labial, garantindo assim, um espaço fisiológico necessário para a língua. Existem três tipos de Bionatores: 1) Base ou Standard: é utilizado para tratamentos em condições CII, divisão I; 2) Inversor: Utilizado para prognatismo mandibular; 3) Protetor: Para pacientes com mordida aberta,e em casos de disfunção da ATM;
Equilibrador de Planas usa-se em casos de sobremordida profunda para o nivelamento do plano oclusal, e a manutenção da dimensão vertical, quando há perda múltipla de decíduos e ocorre a demora na erupção de permanentes.
Este é um aparelho composto por duas placas uma superior e outra inferior com encapsulamento oclusal e ganchos anterior e posteriormente, onde serão posicionados os elásticos no sentido de CII ou CIII, apresenta pistas na oclusal, para corrigir disto ou mesioclusão.
É um aparelho removível retrator ou protrator da maxila com ação recíproca entre os arcos dentários.
São aparelhos ortopédicos composto por duas placas, uma superior e outra inferior, onde estas se contatam através das pistas de rodagem que estão unidas a cada uma delas. Os resultados obtidos com este aparelho se dão através da "ação por presença" e não por aplicação de força, pressão ou boa retenção. As pistas variam de inclinação de acordo com as classes: 1) Classe I: pista reta; 2) Classe II: pista no sentido póstero-anterior; 3) Classe III: pista no sentido ântero-posterior;
Usado para neutro e distoclusões. Indica-se este aparelho quando se tem o objetivo de liberar e ajustar os movimentos látero-protrusivos, liberar ou não interferir na erupção, ancoragem na região ântero-posterior independente da presença de dentes, ancoragem da postura mandibular com liberdade parcial de movimentos.
Usado para mordida aberta, mordida cruzada, topo-a-topo, bi protrusão, distoclusão. Indica-se este aparelho quando se tem o objetivo de estimular o desenvolvimento maior da mandíbula, ampliar os movimentos látero-protrusivos, aumentar o espaço oral funcional.